terça-feira, 13 de março de 2012

Humor ou Afeto?



Agora, nesse exato momento,  eu estou de bom humor.  É correto dizer isso? Vamos analisar algumas coisas...

De acordo com a psicopatologia, existem duas coisas que são bem confundidas, o humor e o afeto.  Vou tentar simplificar os dois e dar um exemplo de humor e de afeto em Jesus.

Afinal,  o que é afeto?  Vou explicar afeto primeiro pra ficar mais fácil de entender,  Afeto é aquele sentimento que constantemente muda, e muda por causa de pessoas, acontecimento, derrota e etc.  É aquela tristeza repentina que chega e deixa você pra baixo por minutos,  horas e até o dia todo.

Humor é diferente, é a forma que você enxerga o mundo, por exemplo: um depressivo vai sempre ver o mundo de maneira negativa, nunca otimista, porém o seu afeto pode alterar entre alegria, tristeza e angústia.

Acho que deu pra entender né?!  Mas e nosso mestre, como ele lidava com o humor e o afeto?
Eu me lembro de um texto aonde Jesus chega o templo e encontra o comércio sendo feito, pessoas sendo enganadas, e ele fica muito bravo, o que altera ali, seu humor ou seu afeto? Seu afeto altera, pois seu humor permanecia voltado para amar as pessoas e querer o bem delas, pelo seu humor ele não teria brigado, mas ele teve uma alteração de afeto que o levou a expulsar todos dali e é possível identificar que foi o afeto que falou, pois logo depois ele estava tratando alguns com amor.

Um exemplo aconteceu hoje no trabalho, uma amiga de sala chegou super mal, cabisbaixa e sem energia. Eu perguntei: O que você tem, querida? - ela respondeu: não sei, acordei mal, não to com vontade de nada hoje. (esse comportamento é a prova de uma alteração de humor, ela acordou mal e tudo começa a ter sentido negativo, diferente de uma alteração de afeto, que chega causa uma dor, tristeza e tals, mas passa.)

E você? Como esta seu humor, você tem deixado alguns afetos se transformar em humor? Cuidado, pois você pode esta deixando muitas pessoas tristes. Quem deixa se levar pelos afetos sempre, acaba magoando muita gente. Mas e seu humor como esta? Você tem esperança no seu dia, acha que vai ter um bom dia quando acorda? Isso é humor queridos, às vezes, você esta precisando de cura no humor, minha oração é que isso venha acontecer, e acontecerá, se você buscar.

Fiquem com Jesus.
Beijos, Lennon Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário